O que é Identidade Visual?
Atualizado: 21 de Set de 2020
Você certamente já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, né? Pois bem, a imagem de uma empresa é apresentada por meio da identidade visual.

A identidade visual é algo que é só seu e existe por uma razão: ela é o seu selo de qualidade para ser lembrado por seus clientes.
Se te perguntarem: vermelho e amarelo te remetem a qual marca? A sua resposta provavelmente vai ser Mc Donald’s. Algumas identidades visuais são tão marcantes que somente pelas cores já são reconhecidas em qualquer lugar. E se você estiver há quilômetros de distância e vir um “M” dourado (logotipo), entenderá que tem um Mc Donald’s ali.
Esse conjunto de informações e elementos como: cor, tipo de letra, fotografia e linguagem abordada com os clientes, é o que determinam a identidade visual do seu negócio.
Além disso, é importante que a sua marca tenha um processo de planejamento e desenvolvimento da empresa sobre como ela se posiciona, as visões de mundo, ideais e valores. Isso tudo faz parte de um processo que chamamos de "Branding", mas esse já é outro assunto.
É muito comum que pequenas ou micro empresas invistam apenas em um símbolo para identificar seu negócio. Para quem está começando, não basta apenas criar um logotipo é necessário ter uma comunicação visual direta com o público com objetivo de fortalecer, passar credibilidade e despertar interesse nos usuários.
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, marcas que possuem identidade visual têm mais facilidade no processo de converter visitantes em clientes.
Alguns elementos que compõem a identidade visual de uma marca:
- Logo: símbolo que representa sua marca (como o M do Mc Donalds);
- Cor
- Fotografia: sempre escolha por imagens de alta qualidade;
- Tipografia: tipo de letra do logo, dos textos, do site;
- Tom de voz: a maneira como você conversa com o cliente, é uma marca mais descolada? Aposte em linguagem informal. É uma marca mais “chique”? Use a formalidade
Ficou curioso sobre onde aplicar sua identidade visual depois de defini-la? Veja a seguir:
Site;
Banner;
Flyer;
Cartão de visita;
Uniforme;
Estrutura física a empresa (sede)