O que é Identidade Visual?

Atualizado: Set 21

Você certamente já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, né? Pois bem, a imagem de uma empresa é apresentada por meio da identidade visual.



A identidade visual é algo que é só seu e existe por uma razão: ela é o seu selo de qualidade para ser lembrado por seus clientes.


Se te perguntarem: vermelho e amarelo te remetem a qual marca? A sua resposta provavelmente vai ser Mc Donald’s. Algumas identidades visuais são tão marcantes que somente pelas cores já são reconhecidas em qualquer lugar. E se você estiver há quilômetros de distância e vir um “M” dourado (logotipo), entenderá que tem um Mc Donald’s ali.


Esse conjunto de informações e elementos como: cor, tipo de letra, fotografia e linguagem abordada com os clientes, é o que determinam a identidade visual do seu negócio.


Além disso, é importante que a sua marca tenha um processo de planejamento e desenvolvimento da empresa sobre como ela se posiciona, as visões de mundo, ideais e valores. Isso tudo faz parte de um processo que chamamos de "Branding", mas esse já é outro assunto.


É muito comum que pequenas ou micro empresas invistam apenas em um símbolo para identificar seu negócio. Para quem está começando, não basta apenas criar um logotipo é necessário ter uma comunicação visual direta com o público com objetivo de fortalecer, passar credibilidade e despertar interesse nos usuários.


Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, marcas que possuem identidade visual têm mais facilidade no processo de converter visitantes em clientes.


Alguns elementos que compõem a identidade visual de uma marca:


  • - Logo: símbolo que representa sua marca (como o M do Mc Donalds);

  • - Cor

  • - Fotografia: sempre escolha por imagens de alta qualidade;

  • - Tipografia: tipo de letra do logo, dos textos, do site;

  • - Tom de voz: a maneira como você conversa com o cliente, é uma marca mais descolada? Aposte em linguagem informal. É uma marca mais “chique”? Use a formalidade

Ficou curioso sobre onde aplicar sua identidade visual depois de defini-la? Veja a seguir:

  • Site;

  • Banner;

  • Flyer;

  • Cartão de visita;

  • Uniforme;

  • Estrutura física a empresa (sede)


10 visualizações

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o Marketing Digital? Então assine nossa newsletter!

Entre em contato!

(11) 96276-0992